Como identificar a cor de cabos elétricos
Postado em 23/04/2018, por Galasso Elétrica e Tintas

Galasso---Blog--como-identificar-a-cor-dos-cabos-eletricos

Os profissionais da área elétrica conseguem identificar a função de cada cabo de acordo com vários aspectos, mas quando o cliente é o responsável pela compra, surge a dúvida: os cabos devem possuir cores que as liguem com a sua função?

Não é necessário que a coloração seja utilizada para identificar os cabos, visto que há outros elementos que podem diferenciar a função de cada um, mas se a cor for utilizada como método de distinção, a norma NBR-5410 determina que o padrão é:

Azul claro
Essa cor é empregue nos cabos neutros, mas pode ser aplicada em outras funções, caso o circuito não detenha condutor neutro ou possua um condutor periférico que exerça a finalidade de neutro.

Verde ou Verde e Amarelo
Coloração exclusiva para condutores de proteção (PE). Deve estar presente na isolação do condutor ou da veia do cabo multipolar, e também na cobertura do cabo unipolar.

Azul-claro com verde-amarelo
A combinação dessas cores é utilizada para os condutores terra ou PEN. Deve estar na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, e também na cobertura do cabo unipolar.

É necessário enfatizar que as cores não são elementos obrigatórios, mas sim uma das formas de identificação da função dos cabos condutores.

A Galasso Elétrica e Tintas possui uma incrível variedade de produtos da área elétrica e funcionários prontos para auxiliar você na sua escolha. Venha conhecer! A Galasso fica localizada na Rua Senador Feijó, 405, em Santos.